domingo, 8 de novembro de 2009

Sobre Agroflorestas...

Existe uma cartilha produzida pela Embrapa, Incra e MDA chamada "Liberdade e Vida com Agrofloresta", está me foi dada há um tempo pelo ET de Limeira (parabéns ae mano), amigo e parceiro do Coletivo Jovem Caipira de Limeira.
Este fim de semana me entreti com esta cartilha e tive contato co informações que me impressionaram e encantaram. A livreto trata de SAF's ( Sistemas Agroflorestais) e das experiências destes em assentamentos.
Bom, que eu entendi dos SAF's é que eles são formas de agricultura onde a diversidade é a aliada da produção. O principal problema das monoculturas é que elas desgatam o solo e assim, surge a necessidade do uso de fertilizantes, e as proliferações de pragas que acarretam no uso de inseticidas e poluem nosso chão e nossa água.
Um SAF é constituído por duas características principais: o tempo de vida das plantas e suas respectivas alturas em vida. Quando se planta observando os estratos (altura) temos um melhor aproveitamento da luz do sol e respeitando as idades de cada planta podemos fazer um manejo de modo que tornemos o solo muito mais rico em nutrientes e as pragas não existam, pois todos os bichos estam em equilibrio com o local.
Bom, dos benefícios que temos com os SAF podemos destacar a produção diversificada e intensa de produtos em todas as épocas do ano, com o passar do tempo o SAF vai precisando cada vez menos de intervenções até que o sistema se equilibre.
Mais informações sobre isso é só procurar no google e no IBAMA.

No mais, tamo ae. Levando e sendo levado tentando pisar e deixar marca.

Um comentário:

  1. Eu lembro quando a gente aprendia monocultura na escola. Todo mundo - mesmo ainda sendo bem criança - já entendia que esses sitema era o mais torto. Só pensando muito no dinheiro para investir nessa tolice.

    ResponderExcluir